Deficiência Intelectual refere-se a um funcionamento intelectual significativamente inferior à média, associado a limitações nas habilidades do comportamento adaptativo ou da capacidade do indivíduo em responder às demandas da sociedade, em pelo menos duas áreas (por exemplo, dificuldades quanto à comunicação, atividades da vida diária (comer, tomar banho, se alimentar), adaptação social, saúde, habilidades acadêmicas, profissionais, dentre outras, e com início antes dos 18 anos.
Não! Muitas pessoas confundem, mas são coisas bem diferentes. Doença mental engloba uma série de condições que causam alteração de humor e comportamento e podem afetar o desempenho da pessoa na sociedade. Estas alterações acontecem na mente da pessoa e causam uma alteração na sua percepção da realidade. Ou seja, doença mental é uma doença psiquiátrica, que deve ser tratada por um Médico Psiquiatra, com uso de medicamentos específicos para cada situação.
Não, não é uma doença, é uma limitação. Mas pode ser causada por uma doença, assim como por acidentes, condições socioeconômicas desfavoráveis que levam à privação de estímulos, desnutrição, por fatores orgânicos, hereditários e por fatores genéticos. Mas é importante destacar que, de 30 a 40% dos casos de deficiências poderiam ser evitados com medidas de prevenção.
Como não é uma doença, não pode ser contraída por meio de contágio. Além disso, vale ressaltar que a convivência com as pessoas com Deficiência Intelectual não provoca nenhum prejuízo ou dano nas pessoas que não a possuem.
A APAE de Altinópolis conta com uma equipe interdisciplinar especializada no diagnóstico da Deficiência Intelectual. A APAE somente recebe encaminhamentos feitos por médicos, outros profissionais da saúde, por escolas, e assistência social.
Quando a família, ou a escola ou algum profissional encaminha o indivíduo para APAE, primeiramente a equipe realiza uma triagem e se nesta triagem inicial forem observados indicativos da Deficiência, a pessoa passa então, por uma avaliação diagnóstica completa.
O diagnóstico é realizado por uma equipe de profissionais das seguintes áreas: Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Pedagogia e Médico Neurologista. É realizada uma avaliação global da criança, adolescente ou adulto, em diversas habilidades e aspectos do desenvolvimento, por meio de testes específicos, protocolos padronizados. Além disso, também é realizada uma análise minuciosa do contexto familiar, comunitário e escolar. Estas avaliações são individuais e posteriormente a equipe se reúne para discussão dos dados observados para o fechamento do diagnóstico. Após o fechamento do diagnóstico, agendamos uma reunião com os responsáveis para passar os resultados obtidos e as condutas/orientações para cada caso (devolutiva).
Com o fechamento do diagnóstico de Deficiência Intelectual, e a identificação da necessidade de apoio permanente e pervasivo, a APAE oferece atendimentos específicos (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Pedagogia) de acordo com as necessidades de cada caso.
Os atendimentos podem acontecer em diferentes programas, na forma ambulatorial (recebe somente os atendimentos na área de saúde) ou diariamente, quando a necessidade de apoio é alta e as dificuldades intensas.
Estimulação Precoce (para bebês e crianças até 3 anos com atrasos muito significativos no seu desenvolvimento e que necessitam de estimulação intensa e apoio muito substancial para se desenvolver.
AEE – Educação Infantil Autistas: para crianças em fase pré-escolar, com suspeita ou confirmação de Autismo e que apresentam múltiplos atrasos no desenvolvimento e adaptação escolar.
AEE – Educação Infantil: para crianças em fase pré-escolar com atrasos graves no desenvolvimento global e no desenvolvimento escolar e que necessita de um apoio intenso e de todos os profissionais da equipe multidisciplinar
AEE – Ensino Fundamental: Crianças com deficiência intelectual e múltipla ou autistas e que estão incluídas nas séries regulares e possuem grandes dificuldades de aprendizagem, comportamento e adaptação na rede regular.
Ensino Fundamental Exclusivo: Salas de aula para escolarização de crianças e adultos até 30 anos que não se beneficiaram da inclusão escolar ou não possuem as habilidades necessárias para a inclusão escolar. Para este serviço, só é aceito encaminhamento da Secretaria Estadual dê Educação, respeitando a Legislação da Inclusão Escolar.
Grupos de convivência: para adultos e idosos com deficiência intelectual e grande prejuízo nas habilidades adaptativas e vida diária.
A Deficiência Intelectual limita o desenvolvimento cognitivo (inteligência) e as habilidades do comportamento adaptativo e esta limitação pode variar de individuo para individuo. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) existem graus de deficiência, sendo estes: leve, moderado, grave e profundo. Isso significa que existem pessoas com Deficiência Intelectual e que apresentarão dificuldades mais leves, mas têm casos também, onde esta limitação é maior e pode comprometer a autonomia e a independência da pessoa.
A APAE realiza em média duas avaliações/triagem semanalmente e a maioria após ser avaliado pela equipe multidisciplinar, recebe encaminhamento para segmento para ser acompanhado na atenção básica da rede municipal de saúde ou pelos núcleos e serviços de apoio escolar.
A APAE, atuando na média complexidade, se restringe a acolher a demanda de pessoas com deficiência intelectual grave e autistas que apresentam múltiplos atrasos e dificuldades na inclusão escolar, que necessitam de apoio pervasivo.
A APAE recebe todos os resultados do Teste do Pezinho de Altinópolis e Santo Antônio da Alegria e a Médica Geneticista faz a leitura desse exame assim como uma consulta com o recém nascido e quando detectado alguma alteração faz os encaminhamentos necessários e quando percebe algum fator preocupante no recém nascido, agenda retornos e acompanha esse bebê até quando necessário.
O Teste do Pezinho é extremamente importante, pois ele detecta doenças que se forem diagnosticadas precocemente, poderão ser tratadas e a criança ter uma vida normal. Mas o Teste do Pezinho detecta apenas algumas doenças. A Deficiência Intelectual pode ser causada por vários fatores e várias outras condições que não são detectadas no teste. Pode acontecer da criança ter o teste do pezinho normal e mesmo assim, ter a Deficiência por outros fatores ou por outras doenças.
Sim. A pessoa com Deficiência Intelectual tem os mesmos sentimentos que qualquer indivíduo possui. E, como qualquer um de nós, percebe tudo o que se passa ao seu redor. Portanto, devemos dar oportunidade a essa pessoa para realizar todas as atividades que achar interessante e auxiliá-la no que for possível e no que for preciso. A vida de uma pessoa com Deficiência Intelectual dependerá também do quanto a família e a comunidade estimulam e promovem sua autonomia e aprendizagem.
Não. Não tem cura. A pessoa com Deficiência Intelectual sempre terá uma limitação no funcionamento intelectual e adaptativo. Mas, é extremamente importante destacar que, com os apoios personalizados apropriados durante um determinado período, o funcionamento cotidiano da vida da pessoa, em geral melhora.
Por exemplo, com os atendimentos especializados, na área de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Pedagogia e Psicologia podem ajudar no desenvolvimento das habilidades e potencialidades do indivíduo. O apoio da família, da escola, da comunidade de uma forma geral, também pode favorecer muito o desenvolvimento de uma pessoa com Deficiência.
Também é importante esclarecer que, quanto mais cedo for o diagnóstico, melhores serão os resultados obtidos.
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