Ícone de libras

Site acessível em libras

Pesquisar

Fale conosco

Entre em contato

Como chegar

Dúvidas frequentes

O que é Deficiência Intelectual ou popularmente conhecida como Deficiência Mental?

Deficiência Intelectual refere-se a um funcionamento intelectual significativamente inferior à média, associado a limitações nas habilidades do comportamento adaptativo ou da capacidade do indivíduo em responder às demandas da sociedade, em pelo menos duas áreas (por exemplo, dificuldades quanto à comunicação, atividades da vida diária (comer, tomar banho, se alimentar), adaptação social, saúde, habilidades acadêmicas, profissionais, dentre outras, e com início antes dos 18 anos.

Deficiência Intelectual é a mesma coisa que doença mental?

Não! Muitas pessoas confundem, mas são coisas bem diferentes. Doença mental engloba uma série de condições que causam alteração de humor e comportamento e podem afetar o desempenho da pessoa na sociedade. Estas alterações acontecem na mente da pessoa e causam uma alteração na sua percepção da realidade. Ou seja, doença mental é uma doença psiquiátrica, que deve ser tratada por um Médico Psiquiatra, com uso de medicamentos específicos para cada situação.

A Deficiência Intelectual é uma doença?

Não, não é uma doença, é uma limitação. Mas pode ser causada por uma doença, assim como por acidentes, condições socioeconômicas desfavoráveis que levam à privação de estímulos, desnutrição, por fatores orgânicos, hereditários e por fatores genéticos. Mas é importante destacar que, de 30 a 40% dos casos de deficiências poderiam ser evitados com medidas de prevenção.
Como não é uma doença, não pode ser contraída por meio de contágio. Além disso, vale ressaltar que a convivência com as pessoas com Deficiência Intelectual não provoca nenhum prejuízo ou dano nas pessoas que não a possuem.

Quais as dificuldades que uma pessoa com Deficiência Intelectual pode apresentar?
  • Bebês podem apresentar atraso no desenvolvimento, por exemplo, demorar para sustentar a cabeça (o normal é conseguir até 3/4 meses); demorar para andar e para falar (o normal é começar a andar e a falar por volta de 1 ano, 1 ano e 2 meses);
  • Crianças com Deficiência Intelectual podem apresentar dificuldade na coordenação motora global e fina;
  • Dificuldade de compreensão: não consegue entender o que é pedido, não entendem regras de jogos; não sabem brincar;
  • Dificuldades de aprendizagem na escola: pode ter muita dificuldade em acompanhar o que é ensinado na escola, dificuldade para se alfabetizar, a aprender ler e escrever;
  • Dificuldades de relacionamento também podem estar presentes: não interagem/socializam adequadamente, podem preferir brincar com crianças mais novas;
  • No convívio social podem não se comportar adequadamente;
  • Dificuldade no raciocínio, na capacidade de resolver problemas;
  • Dificuldade no pensamento abstrato, na capacidade de compreender idéias complexas, de aprender rapidamente ou de aprender com a experiência.
  • Dificuldade para realizar as atividades do dia-a-dia, como tomar banho, se alimentar, trocar de roupa, cuidar da higiene pessoal; fazer pequenas compras;
  • Dificuldade com os recursos comunitários, como por exemplo, dificuldade para andar de ônibus, para se locomover sozinho, para usar telefone;
  • Em geral, quando as pessoas suspeitam de Deficiência Intelectual, sentem-se como se a criança ou adolescente e até mesmo um adulto, tivesse menos idade do que realmente tem (por exemplo, tem 12 anos de idade mas parece que tem 8 anos), é imaturo, infantilizado. “Na dúvida se a criança, ou adolescente ou adulto tem a Deficiência Intelectual, não hesite em solicitar uma avaliação diagnóstica!”
Se uma mãe ou algum familiar suspeitar que seu filho (a) tem Deficiência, o que é preciso fazer para conseguir uma avaliação diagnóstica na entidade?

A APAE de Altinópolis conta com uma equipe interdisciplinar especializada no diagnóstico da Deficiência Intelectual. A APAE somente recebe encaminhamentos feitos por médicos, outros profissionais da saúde, por escolas, e assistência social.
Quando a família, ou a escola ou algum profissional encaminha o indivíduo para APAE, primeiramente a equipe realiza uma triagem e se nesta triagem inicial forem observados indicativos da Deficiência, a pessoa passa então, por uma avaliação diagnóstica completa.

Como é feito o diagnóstico de Deficiência Intelectual na APAE de Altinópolis?

O diagnóstico é realizado por uma equipe de profissionais das seguintes áreas: Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Pedagogia e Médico Neurologista. É realizada uma avaliação global da criança, adolescente ou adulto, em diversas habilidades e aspectos do desenvolvimento, por meio de testes específicos, protocolos padronizados. Além disso, também é realizada uma análise minuciosa do contexto familiar, comunitário e escolar. Estas avaliações são individuais e posteriormente a equipe se reúne para discussão dos dados observados para o fechamento do diagnóstico. Após o fechamento do diagnóstico, agendamos uma reunião com os responsáveis para passar os resultados obtidos e as condutas/orientações para cada caso (devolutiva).

Ao ser fechado o diagnóstico de Deficiência Intelectual, quais são os recursos que a APAE de Altinópolis podem oferecer?

Com o fechamento do diagnóstico de Deficiência Intelectual, e a identificação da necessidade de apoio permanente e pervasivo, a APAE oferece atendimentos específicos (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Pedagogia) de acordo com as necessidades de cada caso. 

Os atendimentos podem acontecer em diferentes programas, na forma ambulatorial (recebe somente os atendimentos na área de saúde) ou diariamente, quando a necessidade de apoio é alta e as dificuldades intensas.

Estimulação Precoce (para bebês e crianças até 3 anos com atrasos muito significativos no seu desenvolvimento e que necessitam de estimulação intensa e apoio  muito substancial para se desenvolver.

AEE – Educação Infantil Autistas:  para crianças em fase pré-escolar, com suspeita ou confirmação de Autismo e que apresentam múltiplos atrasos no desenvolvimento e adaptação escolar.

AEE – Educação Infantil: para crianças em fase pré-escolar com atrasos graves no desenvolvimento global e no desenvolvimento escolar e que necessita de um apoio intenso e de todos os profissionais da equipe multidisciplinar

AEE –  Ensino Fundamental: Crianças com deficiência intelectual e múltipla ou  autistas e  que estão incluídas nas séries regulares e possuem grandes dificuldades de aprendizagem, comportamento e adaptação na rede regular.

Ensino Fundamental Exclusivo: Salas de aula para escolarização de crianças e adultos até 30 anos que não se beneficiaram da inclusão escolar ou não possuem as habilidades necessárias para a inclusão escolar. Para este serviço, só é aceito encaminhamento da Secretaria Estadual dê Educação, respeitando a Legislação da Inclusão Escolar.

Grupos de convivência: para adultos e idosos com deficiência intelectual e grande prejuízo nas habilidades adaptativas e vida diária.

Todas as pessoas com Deficiência Intelectual têm as mesmas dificuldades?

A Deficiência Intelectual limita o desenvolvimento cognitivo (inteligência) e as habilidades do comportamento adaptativo e esta limitação pode variar de individuo para individuo. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) existem graus de deficiência, sendo estes: leve, moderado, grave e profundo. Isso significa que existem pessoas com Deficiência Intelectual e que apresentarão dificuldades mais leves, mas têm casos também, onde esta limitação é maior e pode comprometer a autonomia e a independência da pessoa.

Meu filho passou por avaliação na APAE e não está sendo atendido na APAE?

A APAE realiza em média duas avaliações/triagem semanalmente e a maioria após ser avaliado pela equipe multidisciplinar, recebe encaminhamento para segmento para ser acompanhado na atenção básica da rede municipal de saúde ou pelos núcleos e serviços de apoio escolar. 

A APAE, atuando na média complexidade, se restringe a acolher a demanda de pessoas com deficiência intelectual grave e autistas que apresentam múltiplos atrasos e dificuldades na inclusão escolar, que necessitam de apoio pervasivo.

Por que tenho que levar meu filho para ver o resultado do Teste do Pezinho na APAE?

A APAE recebe todos os resultados do Teste do Pezinho de Altinópolis e Santo Antônio da Alegria e a Médica Geneticista faz a leitura desse exame assim como uma consulta com o recém nascido e quando detectado alguma alteração faz os encaminhamentos necessários e quando percebe algum fator preocupante no recém nascido, agenda retornos e acompanha esse bebê até quando necessário.

Meu filho fez o Teste do Pezinho e deu normal. Portanto, ele não terá Deficiência Intelectual. É isso mesmo?

O Teste do Pezinho é extremamente importante, pois ele detecta doenças que se forem diagnosticadas precocemente, poderão ser tratadas e a criança ter uma vida normal. Mas o Teste do Pezinho detecta apenas algumas doenças. A Deficiência Intelectual pode ser causada por vários fatores e várias outras condições que não são detectadas no teste. Pode acontecer da criança ter o teste do pezinho normal e mesmo assim, ter a Deficiência por outros fatores ou por outras doenças.

A pessoa com Deficiência pode ter uma vida normal?

Sim. A pessoa com Deficiência Intelectual tem os mesmos sentimentos que qualquer indivíduo possui. E, como qualquer um de nós, percebe tudo o que se passa ao seu redor. Portanto, devemos dar oportunidade a essa pessoa para realizar todas as atividades que achar interessante e auxiliá-la no que for possível e no que for preciso.  A vida de uma pessoa com Deficiência Intelectual dependerá também do quanto a família e a comunidade estimulam e promovem sua autonomia e aprendizagem.

A Deficiência Intelectual tem cura?

Não. Não tem cura. A pessoa com Deficiência Intelectual sempre terá uma limitação no funcionamento intelectual e adaptativo. Mas, é extremamente importante destacar que, com os apoios personalizados apropriados durante um determinado período, o funcionamento cotidiano da vida da pessoa, em geral melhora.
Por exemplo, com os atendimentos especializados, na área de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Pedagogia e Psicologia podem ajudar no desenvolvimento das habilidades e potencialidades do indivíduo. O apoio da família, da escola, da comunidade de uma forma geral, também pode favorecer muito o desenvolvimento de uma pessoa com Deficiência.
Também é importante esclarecer que, quanto mais cedo for o diagnóstico, melhores serão os resultados obtidos.

Copyright © 2024 by Paulo Abrahão e Roberto Morais  | Todos os direitos reservados

×

Fale conosco!

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo